Alguns funcionários do segmento de saúde do município de Porto dos Gaúchos estão na bronca com a administração municipal que quer enquadrar a Lei da Insalubridade dentro das normas exigidas pelo tribunal de contas, TCE.
A muito tempo que praticamente todos os funcionários do município na área de saúde vem recebendo a tal “Insalubridade”, (como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral) sem distinção de risco, ou seja, passou a trabalhar na área de saúde tava ganhando Insalubridade, mesmo sem estar atuando em área de risco propriamente dita.
Fiquei sabendo que até secretário e chefe de setor estavam recebendo, é isso não é de hoje. Esses dois cargos são de confiança e não tem coberturas de benefícios por parte do empregador.
A meu ver o que o município tem que fazer é dar condições para que todos os profissionais trabalhem com equipamentos que dêem proteção para que não corram o risco de serem contágiados por algum tipo de produto manuseado ou sofrerem acidentes ou infecções. Se um funcionário ficar doente de nada valera a tal “Insalubridade” que ele recebe, pois possivelmente já terá gasto em algum comercio da cidade e quem bancara seu tratamento com certeza será o poder publico, município, estado ou união.
A Insalubridade nada mais é que um auxílio financeiro para o funcionário.