Gente que acessa o Blog:

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um amigo disse: "Nunca tantas pessoas prestaram concurso em Porto dos Gaúchos, resumindo Porto dos Gaúchos esta quebrada e sem emprego”


Neste domingo de manha a ao chegar ao local das provas do concurso publico da prefeitura de Porto dos Gaúchos fui abordado por um amigo meu que disse que tinha uma sugestão de pauta para uma matéria. “Coloca no site Porto Noticias, nunca tantas pessoas prestaram concurso em Porto dos Gaúchos, resumindo Porto dos Gaúchos esta quebrada e sem emprego”, disse ele.

Ele não me deu tempo de responder nada e foi fazer sua prova, provavelmente também deve estar quebrado, já que tem curso superior e está desempregado.

Se ele estivesse disposto a ouvir eu teria lhe falado. Na verdade o motivo de tantas pessoas prestarem o concurso da prefeitura foi: nunca um concurso foi tão divulgado com tanta antecedência e em todo o vale do Arinos, graças à assessoria da administração que preza pela lisura do certame. Pela forma com que o município vem sendo conduzido, com clareza em todos os setores as pessoas ganharam confiança de prestar um concurso e saber que não haverá nada que desabone a credibilidade do certame realizado pela prefeitura, pois a frente estão pessoas serias e honestas que jamais deixaram algo, por exemplo de favorecimento acontecer. Quem tiver conhecimento suficiente e for bem na prova vai ser aprovado e conseqüentemente chamado em seu devido tempo, não importando a raça, credo ou pensamento político.

E analisando a fundo ainda mais, vemos que um bom número de pessoas que prestaram o concurso são de outros municípios, o que ajudou a aumentar e muito o número de concorrentes.

Desemprego? Tem sim por que não? Em todas as cidades do Brasil e do mundo tem, mas será que todas as pessoas realmente querem trabalhar? Recentemente o frigorífico de Juara precisava de 40 funcionários e só achou metade na cidade, mesmo oferecendo o transporte diário para a unidade. Constantemente a gente escuta comentários de gente que procura pessoas para trabalhar e não acha, ou quando acha, querem ganhar mais do que vale o serviço.

Um grande problema que vemos na cidade é que muitas pessoas não tem qualificação nenhuma, e querem emprego de patrão, com gabinete, ar condicionado e salário alto. Não que seja proibido sonhar, mas cada um tem que ser realista e saber de suas limitações.

Neste concurso publico, por exemplo, teve gente que não pode fazer por não ter a escolaridade exigida para o cargo que almejava. O tempo passou e as exigências vêm de cima e não são impostas pelo município. Esta na hora das pessoas que pararam de estudar e ficaram no tempo, aproveitarem as facilidades oferecidas hoje em dia e ingressarem, por exemplo no EJA (educação de jovens e adultos), ou fazer as provas do Exame supletivo, conhecido como exame de massa e adquirirem uns graus a mais de escolaridade e assim poderem prestar concursos e se candidatarem para cargos mais elevados.

Quanto ao meu amigo espero que ele passe no concurso, pois precisa de emprego e se até ele que tem este pensamento de que a cidade ta quebrada, quer trabalhar aqui dever ser porque no fundo ele ainda acredita na administração e não quer ir embora, (se é que ele mora mesmo ainda em Porto dos Gaúchos) trabalhar em outra cidade, já que tem curso superior, qualificação profissional e não lhe deve faltar campo de serviço, pois deve ser um excelente profissional.