Gente que acessa o Blog:

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um grupo troca o prefeito e outro o vice.


Algumas pequenas mudanças aconteceram com relação às eleições municipais de 2008 e a deste ano de 2012 entre os dois grupos políticos da cidade.

Em 2008 a coligação entre os partidos do PR, PP, PMDB, PTB e PSDB tinham como candidatos Nolar e Toninho Ortega. Este ano mudou o candidato a prefeito, mas o vice continua o mesmo.

Do outro lado a coligação entre os partidos do DEM, PT, PSB, PPS e PDT tinham como candidatos Carmen e Mário Henrique. Desta vez mudou só o vice e a candidata a prefeita continua a mesma.
Outra mudança que ocorreu foi a migração de 2 partidos políticos, o PP e o PSB.

Em 2008 o PP fazia parte da base de Nolar e Toninho Ortega e agora em 2012 vai apoiar Carmen e Audiere.

Já o PSB fazia parte da coligação de Carmen e Mário Henrique e este ano está com Moacir e Toninho Ortega.

Sabedoria ou tirania?


Os convencionais do PT de Novo Horizonte do Norte deram uma demonstração de poder na noite de terça-feira durante convenção do PSB na câmara.

Por 07 votos a 04 os convencionais decidiram dizer não a aliança do PT com qualquer um dos grupos políticos do munícipio, impedindo assim o lançamento de qualquer candidatura do partido.

O motivo real não se sabe, mas a de se destacar a questão de os membros do diretório saber se impor, muito diferente de muitos partidos em que a maioria não quer uma aliança ou candidatura, mas ninguém tem coragem de dizer não.

sábado, 23 de junho de 2012

Percebe a diferença?


Começaram a caça aos votos de forma duvidosa e ilegal


Corre a “boca pequena” na cidade que determinado pretenso candidato a vereador foi a uma comunidade religiosa oferecer alguns “mugidores” para que a comunidade possa realizar um almoço festivo ou mesmo um churrasco para angariar recursos.

O problema segundo corre o comentário é que o pretenso doador pediu segredo absoluto quanto a origem dos bois. (obs: nossa? de quem serão)

Opinião: deve ser algum boi pirata.( denomina-se o animal criado em área onde ocorreu desmatamento, sendo mantido de maneira irregular, sem autorização dos órgãos ambientais fiscalizadores) .

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Eis ai o motivo do alarde de abandono da carreira politica de José Riva


Prevendo que mais cedo ou mais tarde teria um resultado desfavorável, devido ao monte de processos que enfrenta na justiça, Riva se antecipou e divulgou a aposentadoria da carreira politica recentemente.

Tudo para que os adversários não tenham o gosto de dizer que ele foi finalmente derrotado.

Em recente decisão do Tribunal de Justiça de MT o deputado foi condenado ao afastamento das funções administrativas da AL, além do ressarcimento aos cofres públicos no valor de R$ 1.199.458,98 (um milhão, cento e noventa e nove mil, quatrocentos e cinquenta e oito reais e noventa e oito centavos) e ainda a suspensão dos direitos políticos.

Riva pode ficar inelegível por 8 anos, podendo chegar a 16 e só poderá sair candidato por foça de liminar.

O caso foi referente a uma denúncia do Ministério Público de que a empresa Hermes Patrick Bergamasch foi criada para prestar serviços fictícios à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A denúncia apurou que 21 cheques foram depositados e sacados na boca do caixa com autorização dos acusados e pelo menos dois deles foram trocados na Confiança Factoring, cujo proprietário é o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, em operação que é proibida.

Nota


As opiniões contidas aqui no blog refletem apenas o que pensa o autor do blog e mais miguem.

Necessariamente o autor não precisa estar 100% correto no que escreve, sendo que muitas postagens podem ser meras especulações.

Este é um blog de opiniões e pessoal, não cabendo a ninguém dar palpites e meter o bedelho.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vereadores cobram executivo sobre repasse financeiro para a Acriporto. E o legislativo?


Na ultima sessão na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos um dos assuntos debatidos girou em torno da impossibilidade de a prefeitura fazer o repasse financeiro para a Acriporto este ano, repasse este que colabora no pagamento de despesas da festa. Apesar de um valor de apenas R$ 12 mil reais, o recurso já era uma grande ajuda, porem devido ao ano eleitoral, o repasse é vedado.

Alguns parlamentares mais desavisados fazem questão de não entender o motivo do não repasse da prefeitura para a Acriporto e dizem que quem é candidato é a prefeita e não a prefeitura e até um parecer favorável a realização do repasse foi apresentado, parecer este emitido pelo Tribunal de Contas de MT.

O problema é que quem rege as leis eleitorais e tem o poder de julgar e cassar candidato é o TRE, e este veta totalmente o repasse em ano eleitoral, salvo como diz o artigo 73, da Lei das Eleições, nº 9.504/97:
Nos anos em que se realizam eleições, é proibida a distribuição gratuita de bens, valores em dinheiro ou benefícios pela administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior”.

Recentemente o prefeito de Paranatinga tentou fazer algo semelhante e foi barrado pela justiça eleitoral.

A pergunta que não quer calar é: E a câmara de vereadores que outrora já ajudou a Acriporto e nos últimos anos não ajuda nem com uma agulha? E recurso tem, pois no final do ano sempre se devolve dinheiro para a prefeitura.

Resposta: Por que é ilegal e ninguém quer colocar o seu na reta, mas querem que a prefeita coloque o dela.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mania de perseguição


As sessões na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos não atrai o público para o plenário, mas mesmo assim protagonizam cenas hilariantes. Os vereadores discutem entre si coisas que todos eles já sabem e que deveriam discutir com a população.

Porem como não vai praticamente ninguém nas sessões, a meu ver eles gastam saliva a toa.

Na noite desta segunda feira (18) foi um tal de discutir perseguição politica... O que os nobres chamam de perseguição politica, é apenas a arte de se fazer alianças e conquistar espaço.

Pra mim se chama apenas “Articulação”.

Fica a dica.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quem ainda não leu o livro “O Divã do borracheiro”, escrito por Luiz Macedo não sabe o que está perdendo.


Pose para foto com Luiz Macedo

O livro tem como palco principal dos acontecimentos narrados a pacata vila de Novo Paraná em Porto dos Gaúchos, onde ocorrem os principais acontecimentos com o personagem do livro em um enredo pra lá de emocionante, que muda completamente a sua vida.

O livro é uma homenagem do autor Luiz Macedo a essa querida comunidade conhecida como “25”, encravada no coração do Nortão de MT, dentro do município de Porto dos Gaúchos.

Vale destacar que a historia é uma obra de ficção, salvo alguns personagens, mas em sua maioria absoluta é tudo fruto de uma imaginação genial desse escritor pouco conhecido, e muito menos ainda valorizado. (talvez se valendo do antigo ditado que diz: escritor, escultor e pintor só ficam famosos depois que morrem).

A obra de Luiz Macedo é mais que uma historia, é um desafio para qualquer um que não goste de perder tempo com leitura. Quem quer que seja que comesse a ler o livro não vai querer parar  enquanto não finalizar a leitura do livro.

É uma obra para incentivar o gosto a leitura dos alunos de nossas escolas, que com a era da internet andam tão desestimulados pela leitura de um bom e velho livro.

Senhores diretores de escolas de Porto dos Gaúchos, e principalmente de Novo Paraná, o local em questão homenageado no livro. Faço uma sugestão a vocês, comprem alguns exemplares e doem ou façam sorteio aos alunos, pois creio que não será possível comprar um exemplar pra cada um, mas vale a pena conferir esta homenagem a esta linda e pacata comunidade de nosso município.

Convoco a todos os professores, autoridades, e pessoas que sabem reconhecer o prazer de uma leitura para ajudarem na divulgação desse livro que uma hora vai estar rodando por todo o Brasil, com muitas pessoas lendo e viajando em pensamentos e imaginando as cenas narradas e se perguntando: onde fica Novo Paraná? E Porto dos Gaúchos?

Luiz Macedo recebeu em Juína este ano Moção de Aplauso de autoria do vereador Robson Amorim Machado que fez a seguinte justificativa para a homenagem.

“Desde pequeno nosso homenageado tem pendor para as letras, acumulando então várias obras, (poemas, contos e romances). Destas suas obras surgiu à ideia de presentear seus futuros leitores com o livro “O Divã Borracheiro”, história fictícia que se passa com corajosos personagens que se movimentam por todas as regiões do Brasil vivendo situações impar, mas possíveis de acontecer com qualquer cidadão pertencendo a este mundo de Deus. Diante a coragem, determinação e capacidade do Ilustre escritor Luis, é nossa obrigação, como forma de incentivo e apoio, aplaudi-lo por esta linda obra a qual certamente será lida por amantes da boa literatura”.

QUER CONHECER O LIVRO: ENTRE EM CONTATO NO FONE: 8411-1569 E FALE COM O CÉSAR

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Eleições 2012 em Porto dos Gaúchos


Com a decisão de candidatura própria a prefeito, o PSB enterra a pretensão de alguns membros de brigar pra ser candidato a vice-prefeito na chapa da atual prefeita Carmen Duarte.

Ocorre que alguns membros da diretoria do PSB, mesmo que sem alarde ainda sonhava com uma possível aliança com a prefeita Carmen Duarte para repetir à dobradinha vitoriosa de 2008, quando a candidata Democrata teve o candidato a vice-prefeito do PSB.

A decisão de lançar candidatura própria empurra por água abaixo o sonho de alguns peessedebistas, por que dificilmente os convencionais do PSB vão ter coragem de votar contra o lançamento de candidatura própria do partido. 

Com isso praticamente fica sacramentada a candidatura do vereador Audiere Duarte do PT a vice para compor com a candidata Democrata.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Viagem de Silval e foco eleitoral

 Silval vai estar fora do país, de 21 a 29 de junho, justamente na fase em que os partidos e suas lideranças estão fazendo convenções para fechar candidaturas e composições. 

A viagem ao exterior surge na hora certa, já que o governador prefere manter uma certa distância dos embates em alguns municípios, uma forma de não expôr a administração estadual e evitar se transformar em saco de pancada na campanha. Vai deixar que os dirigentes, especialmente do seu PMDB, defina o destino em cada município. 

Depois, dentro do possível, o governador aparecerá para subir no palanque de seus candidatos.


RD News

domingo, 10 de junho de 2012

Eleições 2012 em Tabaporã


Ao que parece Edivaldo Semensato, um dos nomes mais comentados para candidatura a prefeito em Tabaporã, desistiu de vez da corrida a prefeitura.

Edivaldo usou seu perfil no Hotmail, neste final de semana para deixar uma espécie de desabafo, onde diz que deu o melhor de si, porem acabou a jornada e tem a sensação de já ter cumprido sua missão na politica de Tabaporã e que não precisa de aprovação pública para isso e nem tampouco tem medo de críticas.

Edivaldo diz ainda que não a arrependimentos da atitude tomada e que vai ficar somente com as recordações. Semensato já foi vice-prefeito em Tabaporã e em 2008 foi candidato a prefeito e foi derrotado na época candidato Edison Rosso, (Já falecido).

Indefinição no quadro politico dos municípios do vale do Arinos para as eleições deste ano continuam


Tal qual como a prefeita Carmen de Porto dos Gaúchos, em Tabaporã o atual prefeito Percival segue firme rumo a reeleição para comandar o município por mais 4 anos.


O quadro politico de Tabaporã é o mais parecido com o de Porto dos Gaúchos, onde os atuais gestores estão confirmados para a disputa, somente aguardando a convenção para homologar seus nomes como candidatos, porem com a incógnita de quem será seus adversários na disputa.

Tanto em Porto dos Gaúchos como em Tabaporã o quadro politico ainda está praticamente indefinido e com isso os atuais gestores largaram na frente, levando vantagens sobre os possíveis adversários.

Mas a indecisão é maior nos outros dois municípios do vale do Arinos, Juara e Novo Horizonte do Norte. Por lá ainda é pior, onde a população nem sequer sabe se os atuais prefeitos serão de fato candidatos a reeleição.

Dos 4 municípios do vale do Arinos, somente Tabaporã e Porto dos Gaúchos já confirmaram os atuais prefeitos para disputar a reeleição, e estão no aguardo somente da convenção que devem ser feitas segundo a lei eleitoral no prazo de 10 até dia 30 de junho.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sessão na Câmara


Causou-me espanto ouvir a fala do vereador Helio Rezer em tribuna na sessão de segunda-feira (04), na câmara ao falar que a secretaria de Obras de Porto dos Gaúchos esta fazendo errado, patrolando as ruas antes de recolher galhadas e entulhos nas beiradas das ruas. “Na outra administração era feito certo, primeiro se recolhia o lixo e depois patrolava, disse ele”.

Se o negócio é fazer comparações entre a ex-ADM e a atual,  acho que o nobre vereador não se atentou ao fato de que nesta ADM os entulhos foram recolhidos constantemente o ano todo e não só no começo e no final do ano como antes. 

Por isso não faz diferença patrolar ou recolher o lixo, antes.