Gente que acessa o Blog:

sábado, 28 de novembro de 2009

Só associações com mais de dois anos de fundação poderão ter rádios comunitárias. Em Porto dos Gaúchos só a Stúdio FM pode ser legalizada

Agora quero ver falarem por ai que tem alguma rádio legalizada em Porto dos Gaúchos. As autorizações para exploração de serviço de radiodifusão comunitária só serão concedidas a entidades ou associações com pelo menos dois anos de atuação. É o que define projeto (PLS 260/09) aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na ultima quarta-feira (25).

A matéria já havia sido acolhida em reunião anterior da comissão, mas voltou à pauta para reexame de emenda apresentada ao texto, que foi agora rejeitada. Aprovada de forma terminativa, a proposição segue para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise em Plenário.

O texto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), modifica a Lei das Rádios Comunitárias (9.612/98) e pretende evitar a utilização da concessão pública de forma inadequada por entidades "a serviço de causas que não se coadunam com os fins para os quais a radiodifusão comunitária foi criada", justificou. O parlamentar ressaltou ainda que a modificação não pretende criar dificuldades para a concessão, mas só regulamentar a criação das rádios.

Com esse projeto a unica associação que está possivel de ter autorização é a APRAC, mantedora da Radio Studio-FM que foi fundada em 2004. Nenhuma mais no municipio tem capacidades legais no momento para pleitear a legalização. A legalização total da Studio FM só não saiu este ano por falha de um assessor em Brasilia que não protocolou um documento dentro do prazo e estamos aguardando a abertura de novo edital que pode ser no começo, no meio ou no fim do ano de 2010, vai saber!!! depende dos politicos de Brasilia..