Gente que acessa o Blog:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Velha figueira...

A se essa figueira falasse... Ela teria muitas histórias pra contar.
Essa é a figueira símbolo da escola estadual José Alves Bezerra de Porto dos Gaúchos. Ela está até na bandeira da escola. Atualmente ela está sendo podada ou cortada sei lá...

4 comentários:

  1. A pedido da Direção e do Conselho deliberativo escolar foi solicitado pelo departamento ambiental da prefeitura sua poda pra que não acontecesse uma tragédia com as 342 crianças que debaixo dela brincam. Segundo o responsável, ela brotará.... Caso isso não aconteça, responsáveis aí estão!
    Lucia machado

    ResponderExcluir
  2. Antes de querer preservar a natureza, devemos nos preocupar com a segurança do ser humano, nossas crianças e pedestres estavam em risco, logo a poda era necessária.Quanto à conciência ambiental, temos vários pés de ipês plantados num projeto do Professor César Garcia e Professor Aécio. Já o fator histórico, é melhor que a figueira vire história, do que nossas crianças fiquem para a história.

    ResponderExcluir
  3. PODA NÃO. O QUE FIZERAM FOI UMA VERDADEIRA MUTILAÇÃO DA ÁRVORE (OBSERVA-SE CLARAMENTE PELAS FOTOS).A PODA SIGNIFICA RETIRADA DE GALHOS, OU PORÇÕES DE GALHOS DE UM ORGANISMO VIVO, A ÁRVORE. E DEVE SER FEITA EM CONCORDÂNCIA COM PRINCÍPIOS BIOLÓGICOS (CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO DA ESPÉCIE, MECANISMO DE DEFESA, COMPARTIMENTALIZAÇÃO DAS LESÕES, ETC) INERENTES ÀS ÁRVORES, PARA NÃO CAUSAR DANOS AS MESMAS. QUANTO MAIORES E MAIS VELHAS AS ÁRVORES, MAIS DELICADA SE TORNAM AS PODAS. POR ISSO, QUEM VAI PODÁ-LAS DEVE CONHECER REGRAS FUNDAMENTAIS: - A ARQUITETURA DA COPA DAS ÁRVORES; - A FISIOLOGIA DA COMPARTIMENTALIZAÇÃO; -AS TÉCNICAS DE PODA; -AS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS MAIS APROPRIADOS PARA A ATIVIDADE.
    Heike Zeni

    ResponderExcluir
  4. Será mesmo que seria necessário realizar esse tipo de manobra? Não teria uma outra forma de evitar-se sua destruição? Não caberia um tratamento especifico se houvessem sido consultados profissionais de órgãos competentes que regem do assunto? Será que não houve precipitação ao feito, no intuito até mesmo de evitar uma tragédia maior... mas, realmente, seria essa a única alternativa?

    Hoje, vivemos em torno de pensamentos voltados à conservação da história, da preservação da natureza, da vida ecológica, enfim, em torno de um mundo que ainda pensa na preocupação de nosso amanhã... do que nossos filhos irão encontrar ainda, dessa natureza que aos poucos o homem vai destruindo... não só a floresta como também essas árvores que contam muito mais do que história, mostram enfim, a força que a terra tem, pois mesmo por baixo de um sol radiante, vem essa árvore imponente e mostra com sua força que ela esta disposta a crescer mais e mais, durante os longos anos que ainda lhe seriam úteis, mesmo na debilidade, esta, que por descaso e desinteresse acabou por forçar a essa atitude drástica de destruição da natureza.

    Fica aqui um registro do ato praticado, e quem sabe possa-se fazer algo para que não acabem de vez com uma das histórias tão importantes como outras, que ainda serão retratadas.

    ResponderExcluir

Seu comentário está sujeito a aprovação.
Obrigado por comentar no Blog do Roseno!!