Conheça um pouco mais sobre essa empresa e o esquema de
Marketing Multinível onde se ganha (ou não) bastante dinheiro. Enganação ou
lucro?
Muito tem se falado na internet a respeito da Telexfree,
empresa que usa o sistema chamado de “marketing multinível” entre seus
participantes e promete ganho rápido e fácil. O sucesso da marca ficou tão
forte e vem conquistando cada dia mais adeptos que resolvemos pesquisar um
pouquinho a respeito.
Antes de prosseguir com a leitura é bom que você saiba:
Em primeiro lugar, não estamos tentado aqui difamar ou
levantar falsas suspeitas a respeito da Telexfree. Todos os dados e fatos que
mostraremos a seguir são baseados em artigos e estudos de outros sites e blogs.
Nossa ideia sempre foi a de usar a própria internet como ferramenta para
desvendar os boatos que circulam nela.
Tambem não esta fazendo nenhuma propaganda para as empresas
e marcas que serão citadas aqui.
Quem é a
Telexfree?
A Telexfree é uma empresa que surgiu nos Estados Unidos e
começou a reunir adeptos aqui no Brasil há pouco mais de um ano. De acordo com
o blog Acerto de Contas, a companhia movimentou cerca de R$ 300 milhões apenas
no ano de 2012! E isso só aqui no Brasil!
O blog Segredo do Dinheiro fez uma busca a respeito da
organização e descobriu que sua sede aqui no Brasil fica no estado do Espírito
Santo e que a empresa “Disk A Vontade” é detentora do nome “Telexfree”.
Uma busca no site da Telexfree e encontramos uma cópia do
comprovante de inscrição da situação cadastral e descobrimos que a Telexfree
(que era, na verdade, a Disk A Vontade) se chama YMPACTUS COMERCIAL LTDA – ME e
tem como nome fantasia Telexfree INC.
Tentamos ligar para o SAC da empresa para descobrir qual é o
seu nome real, mas não conseguimos completar nenhuma das ligações (apesar da
especialidade da Telexfree ser justamente a telefonia).
Qual é o produto da Telexfree?
O produto da empresa (apesar disso não ser divulgado
explicitamente em seu site) é um sistema de telefonia VoIP (voz sobre IP), ou
seja, um sistema (ou um software, não entendemos direito) por onde podemos
fazer ligações ilimitadas (de vídeo, inclusive) para qualquer lugar do mundo
pagando apenas R$ 49,00 por mês. E tudo isso pode ser feito através da
internet, sem gastar com ligações convencionais!
Na teoria, funciona assim: Você disca para um numero grátis
(“0800”) e o sistema pergunta para qual numero você deseja ligar. Em seguida, é
preciso desligar e aguardar que o sistema complete a chamada e lhe retorne a
ligação. Um método meio complicado, muito demorado e ineficaz, como comprovado
pelos repórteres do jornal A Gazeta Online no começo de março de 2013. Depois
de comprar o pacote da Telexfree, a reportagem tentou realizar uma chamada para
outro celular usando o serviço de VoIP.
Assista abaixo que, após duas tentativas e quase quatro
minutos de espera na segunda, a ligação caiu em outro aparelho. O áudio não era
nítido e a interlocutora não conseguiu ouvir o repórter:
Como se ganha dinheiro com o Telexfree?
Para começar a “trabalhar” na Telexfree e ser um divulgador
(como são chamados os que nela trabalham), é preciso desembolsar uma graninha.
São dois planos à disposição: o ADCentral (US$ 299) e ADCentral Family (US$
1.375). No caso do ADCentral, o divulgador terá que pagar U$50 de taxa de
adesão mais um kit de U$289.00.
De acordo com o site da Telexfree, o divulgador receberá uma
conta “99Telexfree” no valor de U$49,90 toda semana que fizer sete anúncios
diferentes em sites de anúncios na internet, de segunda a domingo.
O retorno financeiro, segundo a companhia, é de US$20 (cerca
de R$40) por semana – desde que sejam feitos pelo menos sete anúncios semanais
em alguns sites de classificados.
O divulgador ainda ganha uma bonificação para cada novo
membro que ele conseguir trazer para o grupo.
É aí que começam os problemas
Imagine o seguinte: Quantas empresas existem no Brasil onde
temos que pagar para começar a trabalhar? Não conhecemos nenhuma…
Muitos irão argumentar que não se trata de uma contratação
onde há uma relação entre patrão e empregado (tipo “CLT”), mas o pagamento
refere-se a um investimento, como se cada novo divulgador fosse um sócio da
empresa. Para esses, vamos fazer umas contas rápidas:
Se uma pessoa comprar o plano mais barato do ADCentral e
anunciar direitinho toda semana, terá um lucro anual de US$ 741.00 (US$ 20.00 x
52 semanas – US$ 299.00). Tudo isso, é claro, sem precisar vender nenhum plano
de VoIP.
Para quem adquire o ADCentral family por US$ 1,375.00, são
necessários 5 anúncios diários para se ganhar US$ 100.00 por semana. Isso dá
US$ 3,825.00 de lucro por ano.
Aqui nos deparamos com um pequeno problema: Não há nenhuma
relação entre produção e ganho! Tanto faz se você vender 100 planos de VOIP ou
se não vender nenhum… Uma empresa que paga mais do que ganha tende a fechar as
portas.
Além do mais, ao clicarmos nos anúncios divulgados nos sites
de classificados somos direcionados para uma página da Telexfree que dá
destaque à venda de planos para novos divulgadores. O produto oficial da
organização, o VOIP, fica lá no rodapé do site, quase escondido.
Ou seja, fica claro que o verdadeiro lucro da Telexfree não
é a venda de pacotes VOIP e, sim, da “contratação” de pessoal (que tem que
pagar para entrar). Os recém-chegados pagam os ganhos dos veteranos.
É claro também que quem entra nessa pode até ganhar algum
dinheiro e, em muitos casos, receber o que “investiu” de volta, mas não são
raras as reclamações de pessoas que se sentiram lesadas com o sistema e até o
Ministério Público do Mato Grosso e o PROCON abriram inquérito civil para
apurarem a atuação da Telexfree no Brasil. Além disso, a Promotora de Justiça
do Acre também abriu investigação contra a empresa.
No Reclame Aqui há 1443 reclamações contra a empresa (em sua
maioria, de usuários que se sentem prejudicados pelo software usado pela
companhia), sendo que 261 não foram respondidas. A empresa tem nota 7.43 de
avaliação no site.
Esquema de pirâmide
Para dar uma explicação sobre o esquema da pirâmide, ilegal
aqui no Brasil (Lei Federal nº 1.521/51, art. 2º, segundo a qual é crime:
“Obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número
indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos –
‘bola de neve’, ‘cadeias’, ‘pichardismo’ e quaisquer outros equivalentes”),
vamos ter que voltar no tempo e contar rapidamente quem foi Charles Ponzi e a
sua maior invenção:
Ponzi nasceu na Itália e em 1920, depois de aplicar vários
golpes em diversos países, bolou um esquema de remuneração absurdamente
elevado. Ele descobriu que ao comprar vales-selos a US$0.01 na Itália, poderia
revendê-los nos Estados Unidos a US$0.03. Um lucro de duas vezes o valor investido!
Prevendo que seu plano não o deixaria rico, afinal de
contas, a rentabilidade é muito baixa tendo em vista que seria necessária a
venda de toneladas de selos pra render algum trocado (além disso, quem é que
estaria disposto a comprar tanto selo?), Ponzi teve uma ideia sensacional!
A sacada de Ponzi foi a seguinte: Ele conseguiu convencer
algumas pessoas de que seu plano de negócios era rentável, mas que, para entrar
no esquema de compra e venda de vale-selo era preciso se investir uma pequena
quantia em dinheiro. Cada novo investidor pagaria para seus superiores na
empresa e, quando esse membro conseguisse novos investidores, começaria a
receber parte do seu dinheiro de volta (pagos pelos novos “investidores”).
Na época, a pessoa que entrava na pirâmide chegava a ganhar
50% do que havia investido em menos de 45 dias e, em poucos meses, milhares de
pessoas colocaram seu dinheiro no esquema. Cada um ganhando em cima dos que
acabavam de entrar.
Ponzi ficou milionário e chegou a ter seu próprio banco! Imagina só…
Nem é preciso lembrar que a essa altura os selos (que eram o
principal produto da empresa) ficaram em segundo plano e sumiram da propaganda
do Esquema de Ponzi logo nos primeiros ciclos da pirâmide.
Mas, como tudo 0 que é bom dura pouco, o esquema da pirâmide
idealizada por Charles Ponzi começou a ruir rapidamente depois que alguns elos
da corrente começaram a se quebrar. Novos membros passaram a não honrar as suas
dívidas e, com a base da pirâmide fraca em uma empresa que não produz nada,
todo o ecossistema começou a ruir.
Como na ocasião não havia nenhuma lei para esse tipo de
fraude nos EUA, a polícia tentou enquadrar o “piramideiro” no crime de “mail
fraud”, ou Crime contra os Correios. Charles Ponzi fugiu do país e acabou
morrendo aqui no Brasil. De acordo com o blog HBDia, os últimos US$ 74 que
Ponzi tinha os bolsos foram usados pelo hospital para pagar seu enterro.
Sim! Ponzi morreu na miséria!
Notaram alguma semelhança com a Telexfree?
Note que tanto na Pirâmide de Ponzi quanto no sistema de
Marketing Multinível da Telexfree há algumas semelhanças:
O principal produto que está sendo vendido fica em segundo
plano. Ponzi vendia vales-selos e a Telexfree vende ligações de Voz sobre IP.
Assim como na Pirâmide Ponzi, o produto não chega a
representar nem 1% da renda da empresa
O forte de ambas é o recrutamento de pessoas
Sempre é preciso se investir para entrar
Coincidência ou não, o produto que está sendo vendido pela
Telexfree é praticamente o mesmo vendido por Charles Ponzi em 1920: Um sistema
usado para comunicação que já estava defasado e é arcaico para a época. Aqui no
Brasil são pouquíssimas empresas que se utilizam de VOIP. Muitas usam o bom e
velho Skype que é grátis e mesmo na versão paga é mais barato e tem qualidade
muito superior ao “concorrente” da Telexfree.
Para termos uma ideia do quão insignificante a venda de
pacotes para ligações de “Voz Sobre IP” representa para a Telexfree, basta
fazermos uma busca por “VOIP” no Google. O nome da “Telexfree” não aparece nos
resultados em nenhuma das 7 primeiras páginas!
A Telexfree é a única no mercado?
Com o crescimento desse tipo de negócio, várias outras
empresas pegaram carona e estão tentando enriquecer a custa do marketing
multinível. Os produtos oferecidos são várias daquelas tranqueiras ineficazes
que você nunca vai precisar, como por exemplo:
Técnicas para leitura dinâmica
Perfumes
Receitas para ganhar dinheiro
Técnicas infalíveis para ganhar na loteria
Caso você esteja mesmo interessado em investir nesse tipo de
negócio, separemos algumas dicas para que você não perca dinheiro com empresas
que trabalham com Marketing Multinível:
Conheça o passado da empresa
Veja se ela não possui muitas reclamações no PROCON, no
Reclame Aqui e em fóruns de discussão
Veja se o produto que está à venda tem boa aceitação no
mercado
Importante: O produto tem que ter mais valor que o da
contratação de pessoal. Ou seja, o investidor deve ser gratificado (ou receber
o dinheiro investido) por aquilo que vendeu, pelo que produziu
Não acredite em tudo o que vê na internet. A maioria dos sites
que trabalha com marketing multinível mostra fotos de pessoas bem sucedidas,
posando na frente de carros luxuosos ou de enormes mansões
Fique atento para os sites falsos! Além das empresas que
querem o seu dinheiro dessa forma (mesmo que desonestamente, mas dentro da
lei), existem muitos desocupados que criam páginas falsas para tentar ludibriar
os incautos.
Se sentiu lesado?
Procure a polícia
Conclusão
Não existe essa de ganhar dinheiro fácil na internet! (Veja
nosso artigo sobre esse tipo de golpe) A Telexfree não é ilegal aqui no Brasil,
mas não vai durar muito tempo se continuar com esse plano de negócios. Se você
investiu algum dinheiro lá, torça para conseguir reaver pelo menos o que
gastou. Se não entrou ainda para a Telexfree… é por sua conta e risco!
E.farsas.
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