Gente que acessa o Blog:

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PORTO DOS GAÚCHOS/MT “UMA HISTORIA RETRATADA” – Por: JN Júlio & Néia JN

Este vídeo, logo abaixo partilhado em 3 etapas, foi elaborado com a intenção de HOMENAGEAR TODOS OS DESBRAVADORES da antiga Gleba Arinos, hoje, nossa linda cidade de Porto dos Gaúchos/MT.

Contamos aqui parte de uma história de coragem, bravura, determinação e perseverança de pessoas que não mediram esforços e nem os perigos a serem enfrentados, em busca de um sonho e visão de investimentos em um local escolhido para fundarem uma nova cidade.

A história esta retratada em fotos de época e outras atuais, adquiridas através de pesquisas e mediante auxílio e generosidade de pessoas e de famílias que participaram dessa conquista, cedendo-nos então amplo material.

Lembramos ainda, de alguns dos Colonizadores como Guilherme "Willy" Mayer(in memorian) e sua esposa Dona Gertrudes Klaus Mayer, bem como os filhos Henrique, Ingrid, Siegried(in memorian) e Neac Argbatsa, além de outras pessoas integrantes das primeiras caravanas e a todos que ainda se fazem presentes, residindo na cidade após 50 anos de histórias.

Enfim, relembramos alguns dos primeiros moradores dessa região que aqui ainda vivem, bem como, de outros que já partiram para outros lugares, e ainda, de diversos entes queridos que já se encontram em outro plano espiritual. Algumas destas pessoas tiveram citação de seus nomes em fotos, outras, apenas retratados em imagens.

Evidenciamos ainda as belezas naturais, as lindas construções, o comércio, os poderes públicos do executivo, legislativo e judiciário, bem como, os órgãos de saúde e educacional.

Visualizamos parte dos dons da arte local e principalmente a força que nossa região possui no que se refere ao que tem de LAZER e TURISMO, além de nossas BELEZAS NATURAIS como o imponente Rio Arinos e as Araras Azuis em algazarras.

Sabemos que muitos nomes e imagens não foram citados, nem mostrados. Assim sendo, reforçamos em tempo que nossa intenção não foi propositada, e sim, realizada de acordo com a disponibilidade de material oferecido pelos colaboradores.

O conteúdo mostrado poderia ter sido bem mais vasto, para que assim, houvesse uma lembrança e recordação mais justa e precisa.

Contudo, deixamos aqui registrado o início de vários outros trabalhos, que esperamos visualizarmos no futuro, através de outras pessoas que tenham tamanha intenção e que também possam realizar outras formas de homenagens, pois, a história não deve e nem pode ficar em esquecimento.

Nossos jovens de hoje precisam saber quem foram os jovens e corajosos desbravadores de ontem.

Enfim... "O que não é visto não é lembrado!"


VEJA O VÍDEO EM 03 PARTES NO YOUTUBE:


“ Uma História Retratada – Porto dos Gaúchos/MT ”

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3 /


MÚSICA:

- “ GO WEST ” - ( Vá para o Oeste )

VERSÕES:

- Village People Remix ( By We Want You “Greatest Hits)
- Pet Shop Boys ( By P ‘Nu ‘Bird - Barat Hits )
- Gambafreaks & III Sound Academy Remix ( Dj Kunsaker )
- Clube Remix Edition 2010 ( Dj Smaller )
- Dj Diamen Remix ( Louiscavalli – Just Cavalli Café )
- Instrumental Remix 2010 (F. F. Wizard)


Dedicamos este vídeo à memória de todos que participaram dessa linda história de aventuras e de esperanças e, em especial, às memórias daqueles que já partiram para outro plano, como Guilherme "Willy" Mayer, Alfredo Leandro Carlson, Adolfo Wilke, Rudy Wathier, Gustavo Wilke, Dona Leopoldina Wilke, Geraldo Danilo Bankow, e a todos os demais evidenciados ou não, que não mais estão presentes em matéria, contudo conosco em espírito e nas lindas recordações.

Dedicamos ainda, essas imagens, às lembranças de meu saudoso pai Abelardo Rodrigues da Cunha, morador nesta cidade nos idos de 80, e que dedicou seus bons préstimos, enquanto exerceu a função de Delegado de Polícia.

Porto dos Gaúchos/MT., fevereiro de 2011.


JN - Júlio & Néia - JN

4 comentários:

  1. Olá meu amigo Roseno,seu Jornalismo cresce a cada dia, é muito importânte levar ao conhecimento de todo país, a história de nossa querida Porto dos Gaúchos,mostrando como ela passou a ser um ponto de referência no Mato Grosso e no mundo... Parabéns, pela reportagem!

    ResponderExcluir
  2. Caraca... Vc me fez chorar... Fiquei muito emocionada ao rever Porto novamente..
    Vi fotos do Carlão... Nossa que saudades... Não sei se vc lembra da minha família, o nome do meu pai é OSNI SEVERINO e da minha mãe é ZINILDE TEREZINHA SEVERINO..
    Meu pai tocava teclado ele tina um salão de bailes junto com o Carlão se não estou enganada.
    Muito bom rever... Abraço Dayane Severino
    MSN : dayajgs@bol.com.br pode me add

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria Roseno. Meu avô, Bernardo Raddatz, trabalhou muitos anos junto com o Sr. Mayer nessas terras... legal ver tudo isso que foi o mundo deles. Gostaria de saber alguma informação sobre uma tribo de índios que existia naquele local, conhecidos como índios canoeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, os indios que tinham por aqui vivem todos no municipio de Juara em uma reserva. Acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/Portonoticias
      tem tambem o site da conomali: www.conomali.com.br

      Excluir

Seu comentário está sujeito a aprovação.
Obrigado por comentar no Blog do Roseno!!