Pare definitivamente de culpar seu cônjuge pelos problemas do casamento. Mesmo que ele tenha sido o culpado de acontecimentos primeiros que os trouxeram a pensar como pensa, tome outra estrada para os momentos a dois.
Pare de reclamar e seja assertivo. Se ficar reclamando todo o tempo que seu marido não lhe ajuda a lavar louça ou fazer qualquer outra coisa na casa, ele tenderá a lhe rejeitar e se afastar.
Pare de ficar relembrando decepções e frustrações. Se você quiser que sua relação perdure, precisa aprender a relevar os acontecimentos menos importantes e dar valor as coisas boas que construíram juntos.
Seja positivo e humilde. Não mande ou imponha suas ideias, seja sutil e peça colaboração.
Pare de se defender. Qualquer conversa desmorona se ficar somente na defensiva. Tente prestar atenção no sentimento que a pessoa tem quando ela fala algo.
Reconheça suas faltas. Peça desculpas, não racionalize se cometeu algum erro.
Todos cometem erros. Ficar sempre na defensiva, encontrando desculpas para seus erros e culpando o outro de ter provocado a situação é sinal de imaturidade e covardia.
Seja honesto e corajoso. Seja para assumir algo que fez e pedir desculpas, seja para contar que viu uma ex. Mesmo que isso traga desconforto, trará somente uma vez. A mentira traz o mesmo problema de novo e de novo, e mina o casamento em si, separando os cônjuges dia após dia.
Seja simples e respeitoso. Conversar é bom e para se aproximar, podem usar de algumas ideias de conversação, mas tenha certeza de manter tudo de forma simples, respeite sempre a outra pessoa. Ninguém precisa ficar conversando a noite inteira, por exemplo, depois de um dia de trabalho.
Momentos informais surtem mais efeito. Não dê palpite em demasia. Principalmente se o outro decidiu lhe ajudar com algo. Não há nada mais inconsequente que ficar impondo o seu jeito nas coisas quando o outro está se esforçando para ajudar.
Mude o que precisa ser mudado. Ao invés de achar que tudo poderia ser diferente e melhor se seu cônjuge mudasse, comece você por reconhecer coisas que pode melhorar e mude. Ele seguirá seu progresso.
David D. Burns, autor do livro Feeling Good
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário está sujeito a aprovação.
Obrigado por comentar no Blog do Roseno!!