Gente que acessa o Blog:

domingo, 4 de abril de 2010

Em seu Blog Crônica Política, Heitor Diniz, Jornalista de Belo Horizonte escreveu: Mais irrelevâncias de um certo Riva

Voltando à vaca fria do caça-blogueiros José Riva, questiono-me sobre as razões que levam sua excelência a despender tempo e dinheiro com processos e tentativas de intimidação contra aqueles que o criticam.

Essa “questão existencial” me levou ao site do nobre parlamentar. Logo me deparei com o link “Perfil”, e pensei comigo que ali poderia estar a resposta que procurava.

Cliquei, e vi surgir um menu de seis outras opções, através do qual fiquei sabendo que o povo mato-grossense está em permanente ameaça de, um dia, deparar-se com o nome do Sr. Riva como um dos postulantes ao Senado Federal pelo estado.

Bom, mas não me fixei nessa teoria do caos. Isso porque, logo abaixo, não resisti ao link “Produtividade”. Pimba! Cliquei direto e pensei comigo: Puxa vida! Agora vou descobrir o segredo desse homem, que tem tempo de caçar blogueiros, mas também de exercer sua atividade parlamentar e ainda reunir os resultados em seu site.

O início do texto que encontrei era encantador: Durante os quase oito anos como deputado estadual Riva (sic) tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes e produtivos da Assembleia Legislativa. Ao longo desse período mais de duas mil proposições foram apresentadas (…) e por aí vai.

Nada mal! Nesse momento, vi que, no alto do site, há uma ferramenta de busca, que, ao que parece, permite o acesso a todas as leis de autoria do deputado, entre ordinárias e complementares.

Ordinariamente, escolhi a primeira opção. Lá encontrei disponíveis para consulta um total de 256 leis, compreendidas dentro do período entre 1995 e 2007.

Boa média, não? Aparentemente, sim. Então, caro leitor, resolvi passar ao mérito das tais leis. Sabe como é, né? Jornalista é mesmo um bicho curioso.

Pois veja só, nobre leitor e eleitor, que dado impressionante: das 256 leis ordinárias que José Riva ali apresenta como de sua autoria, mais da metade se refere a meras declarações de utilidade pública de toda ordem (para tudo que é instituição, agremiação, associação e outras “ão”), além de alguns batismos e rebatismos de estradas, pontes, centros de saúde e escolas, e datas comemorativas. Pasme: 133 dessas 256 leis são desse “nirve” (ou seja, 51,95%).

Terminei a minha pesquisa com duas hipóteses de resposta à minha “questão existencial” de por que Riva persegue blogueiros: 1ª) tratamento contra o seu ócio improdutivo ou; 2ª) tentativa de se manter na mídia de alguma forma, pois, definitivamente, não alcançaria o mesmo resultado com uma atuação legislativa predominantemente irrelevante como a que se apresenta… e com que coragem!


Por Heitor Diniz – Jornalista – Belo Horizonte/MG – Blog Crônica Política