Gente que acessa o Blog:

domingo, 10 de abril de 2011

Sobre o 1° Encontro de Blogueiros de MT e a III Conferência dos jornalistas do estado, o jornalista e blogueiro Enock Cavalcanti escreveu:


O auditório da Escola de Contas, com suas suntuosas dependêncios cobertas por granito negro, ferveu neste final de semana. O Primeiro Encontro de Blogueiros e o Congresso de Jornalistas levantaram muitas teses e foram marcados pela alegre confraternização entre os comunicadores daqui de Cuiabá e os comunicadores do interior do Estado.

Lá estavam alguns dinossauros do jornalismo e também muita gente nova, jovens estudantes e jovens blogueiros que estão chegando, prontos para fazer a História.

O muito esperado Paulo Henrique Amorim, acabou não fazendo uma palestra de corpo presente, mas a mágica da telefonia celular permitiu uma arrojada conferencia no viva voz, em que o titular do blog "Conversa Afiada', um dos mais acessados do Brasil, reafirmou todo seu orgulho de ser um "blogueiro sujo", tido como maldito por navegar na contramão da linha editorial dos jornalões, revistões e grandes redes de televisão deste País Tropical.

Falando lá de Realengo, diante do prédio da malsinada Escola Tasso da Silveira, PH discursou, mais uma vez, com muita ironia, contra o PIG: "Não podemos perder o foco, devemos lutar pela democratização da comunicação, ter o direito da comunicação conquistado séculos atrás, o direito de discordar, o direito de pleitear. Sem comunicação não há democracia. Democracia é para os não tem poder porque os poderesos podem viver sem democracia porque já tem poder. A lei brasileira que regula a comunicação, a radiodifusão, é de 49 anos atrás. Não tinha os instrumentos atuais de comunicação. A TV Globo tem 50% de audiência e 75% do mercado publicitário na televisão. De cada 1 real investido no Brasil em publicidade, 35 centavos vão para uma emissora, uma única família, para a família Marinho." Paulo Henrique disse que dispensa qualquer palavra sobre a revista Veja porque considera a revista Veja "um detrito da maré baixa", uma bosta que vaga em meio ao esgoto que seria a grande imprensa brasileira.

Geórgia Pinheiro, a bela esposa de Paulo Henrique, contou que o blog "Conversa Afiada" responde, atualmente, a 28 processos na Justiça, a maior parte deles de autoria do banqueiro Daniel Dantas, uma espécie de inimigo ínimigo íntimo de Paulo Henrique Amorim. E que o ministro Gilmar Mendes também está entre os desafetos do site, que levaram PHA à Justiça.

O titular desta PÁGINA DO E, que aproveitou o encontro para gravar algumas entrevistas com blogueiros do interior e jornalistas da Capital, que serão divulgadas ao longo da semana, acabou sendo alvo de homenagem dos demais participantes do Encontro que apontaram a PAGINA DO E como o melhor blog de Mato Grosso.

O troveu Corvo, destinado às figuras que mais empentelharam a vida de blogueiros e jornalistas, muito disputado entre Murilo Domingos e Gilmar Mendes, acabou ficando para o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos. O jornalista José Arbex, da revista Caros Amigos, também comandou concorrida palestra mas interessante mesmo foi ouvir o blogueiro Laerte Braga, de Juiz de Fora, um velho comunista que já sobreviveu a três infartos, contar que esteve na Guerra do Vietnã, lutando ao lado dos Vietcongs e comandando uma divisão das tropas que acabaram derrotando a maior máquina de guerra do mundo, que é a mantida pelo império norte-americano.
]
Ficou a certeza de que a luta dos jornalistas por dignidade nas relações de trabalho vai continuar e ser reforçada, agora sob o comando de Téo Menezes. E que em maio, os blogueiros voltam a se reunir para ir tocando essa atividade que a cada dia se multiplica mais, pelo Mato Grosso afora, criando novas e insuspeitas possibilidades para a arte de comunicar, aqui neste vasto interior do Brasil.

As fotos do fato ficaram por conta do fotógrafo Diego Valadares, o Mosquito Ambulante, que se mostrou incansável na cobertura dos dois eventos paralelos.


Fonte Enock Cavalcanti do paginadoenock.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.
Obrigado por comentar no Blog do Roseno!!