Gente que acessa o Blog:

domingo, 22 de agosto de 2010

Ate quando ???!!!


Na tarde deste domingo mais uma vez vimos o fogo consumindo uma grande área próxima a cidade causando transtornos e ameaçando a saúde da população, já que o ar na cidade ficou insuportável no fim da tarde e começo de noite deste domingo dia 22.

Com isso mais pessoas ficam doentes, gastam mais de sua renda com remédios e mais gastos tem também o município com remédios e internações. Nunca se queimou tanto em Porto dos Gaúchos em outras épocas de seca como agora. Não que já não tenhamos tido um período tão grande sem chuvas. Segundo os mais antigos, nos idos da colonização, na década de 50 e até mesmo depois, era natural que tivéssemos no município 6 meses de chuvas e 6 meses de seca. Agora com 4 meses de seca já começamos a achar o município vai acabar em fogo.

Na verdade o que acontece é que antigamente o período da seca não era tão sentido como hoje, já que se tinha na época mais florestas, mais rios e córregos preservados e o ar se mantinha mais úmido e não fazia tanto calor, o que propicia as queimadas.

Com o passar dos anos as matas foram se acabando, os córregos sendo assoreados e muitos secando e com isso o ar ficou mais seco e hoje se sente muito mais o período da seca.

Está ai a importância de se começar a pensar imediatamente em preservação ambiental e exploração inteligente dos recursos oferecidos pelo meio ambiente, afinal tudo passa pelo tema, seja saúde, educação, geração de empregos e desenvolvimento. Nossos filhos e netos vão agradecer se começarmos a fazer algo agora.

A natureza cobra tudo que é feito de errado contra ela com juros e multas.