Gente que acessa o Blog:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Com o estranho voto dos vereadores Helio Silva e Dita (PMDB) prefeito de Juara pode gastar 30% do orçamento como quiser

Com o voto alheio dos vereadores do PMDB Helio Silva e Dita a Câmara Municipal de Juara aprovou na sessão plenária da semana passada o projeto de lei 021/2010, que autorizou o Poder Executivo a gastar no limite de 30% da arrecadação do orçamento para o ano de 2011 que gira em torno de 50 milhões de reais. Ou seja, o prefeito poderá remanejar até R$ 15 milhões de reais, sem a participação do legislativo.

Segundo o parecer do Tribunal de Contas e da UCMMAT, um dos pareceres falava que 5% seria pouco, porém 15% o suficiente, e 30% era como emprestar um cheque em branco para o Executivo.

É do conhecimento de todos que as eleições municipais de Juara foram muito acirradas, para prefeito Alcir Paulino (PP) venceu com uma diferença de apenas 12 votos, para vereador o seu grupo não conseguiu a maioria na Câmara. O que para alguns é excelente como contra ponto “diz um ditado que na política é sempre bom deixar um osso para a oposição roer”, acontece que agora nem o “osso” da maioria a oposição tem, pois é evidente o “racha” no Legislativo.

Vereadores eleitos pelo mesmo grupo político Chico do Indea, Carlos Nunes, Helio Silva, Elio Coutinho e Dita estavam sempre unidos em consenso nas decisões, por isso a estranheza quanto ao voto contrário ao acordado previamente pelo grupo.

Motivos! Alguns acreditam que a Vereadora Dita foi “hostilizada” por alguns, por não manifestar apoio a sua grande amiga Luciane Bezerra. Dita teria ficado deslumbrada ao ser vislumbrada com sua candidatura pífia para deputada.

Helio Silva agora é líder do prefeito na Câmara e há muito tempo vem dando sinais que “pularia pro outro lado” recentemente em seu web Site desfez a sociedade com Luciane Bezerra censurou matérias e “deletou” os vínculos com o blog Fatos e Boatos de Oscar Bezerra o qual mostrava falhas da administração atual.

A partir de agora muitos acreditam que o Prefeito não terá problemas para aprovar tudo que precisa. Pois além dos vereadores que já compunham seu grupo Cida Felix “favorável”, Maria Lisboa “favorável” e João Morais “favorável”, agora também os vereadores do PMDB Helio Silva e Dita “balançam a cabeça como aqueles figurantes de novela”.

Se a principal função do vereador é fiscalizar o orçamento e as verbas que são gastas no município, pra que serve então os vereadores?

É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.


Por Reinaldo Reinaldo Stachiw do site Nortão News