Gente que acessa o Blog:

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

T.S.E deve confirmar cassação de Riva nesta quinta. Mas Auro Ida, dando uma de Riva Boy, acredita que Riva volta com a mesma força em 2011

Por Enock Cavalcanti do Página do E

Cassado por corrupção eleitoral e carimbado como corrupto pela unanimidade do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso, o ex-deputado Geraldo Riva, através de uma das inúmeras bancas de advogado que o atendem, interpOS recurso no TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Esse recurso deve ser apreciado nesta quinta-feira. Claro que a expectativa nos meios políticos de Mato Grosso é muito grande. Está no fim uma das eras mais longas da política de Mato Grosso - o dominio de Riva sobre a Assembléia, sobre os governos de Dante e de Maggi e de Silval, o domínio de Riva sobre até mesmo o Poder Judiciário. Um fato tão importante como esse não mereceu nenhuma análise especial dos grandes veículos da mídia que, quando se trata de Riva, se esquecem completamente de suas responsabilidades para com seus leitores, os cidadãos de Mato Grosso. Exceção foi o analista político do Olhar Direto, o jornalista Auro Ida que publicou uma reflexão sobre o impacto que terá, em nossa politica, a perda do mandato por Riva. Mas Auro Ida deixa uma porta aberta para Riva e seus áulicos. Auro Ida acredita que Riva, mesmo cassado, volta com força total em 2011. Confira o texto de Auro Ida e faça voce também, leitor, suas reflexões. Pense assim - se eu não votar em Riva e falar para meus amigos da importancia de não votar em Riva, Mato Grosso tem a chance de se livrar para sempre deste político nada exemplar. Pense nisso.


O fim da era Riva na Assembléia?
Por AURO IDA
NO OLHAR DIRETO


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá decidir amanhã o fim ou do ocaso da era Riva na Assembléia Legislativa, que já dura 15 anos. Iniciada em 1995, quando assumiu, pela primeira vez, o mandato de deputado estadual, ele vem mantendo, a mão de ferro, o controle do Poder Legislativo Estadual, alternando ora na presidência ora na primeira secretaria.

Nesse período, a Assembléia Legislativa se viu envolta em vários escândalos, sendo, por diversas vezes, notícia nacional, como a das "calcinhas", levada ao conhecimento dos brasileiros pelo Fantástico, da Rede Globo. Mesmo sendo trucidado pela mídia, José Riva manteve o seu poder incólume ao longo desses anos e, quando todos previam a sua derrota, ressurgia das "cinzas" para continuar ditando as regras no Legislativo Estadual.

Agora, cassado por compra de votos em Santo Antonio do Leverger, aconteceu o que muita gente também já não acreditava: teve que deixar, primeiro, o comando da Assembléia Legislativa e, segundo, o mandato parlamentar. Dessa forma, no último dia 13, foi publicado o ato da mesa diretora demitindo todos os servidores da presidência, o que causou, nos bastidores, uma desavença entre os deputados.

Mesmo sendo agora presidente de direito da Assembléia Legislativa, o deputado Mauro Savi (PR) ainda não ocupa a sala destinada para o cargo que ocupa agora. As portas do gabinete da presidência continuam trancadas como se estivessem esperando a volta de José Riva. Isso acontecerá se o TSE decidir amanhã restituir o mandato, o que é considerado improvável até pelo seu advogado José Maria Alckimim, um dos mais respeitados em Brasília.

O advogado acredita que consegue reverter a situação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o apelo emocional tem pouco influência. De qualquer forma, é quase unanimidade entre a classe política de que, independente dele retornar ou não, a era Riva está chegando ao fim na Assembléia Legislativa. Pessoalmente, acredito que não.

Mas, ainda que de forma discreta, temerosa, muita gente boa da política faz essa previsão. A opinião é de que, mesmo se reelegendo em 03 de outubro, obtendo uma votação expressiva, não há mais espaço para ele continuar dando as cartas no Legislativo Estadual. Vou pagar para ver, porque muita gente que hoje, mesmo que na surdina critica o parlamentar, na hora da onça beber água, acaba apoiando-o. Por isso, só vou acreditar depois do fato consumado. Não vou me assustar se, em 2011, começar a nova era Riva na Assembléia Legistiva.