Gente que acessa o Blog:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Auro Ida: José Pedro Taques, a surpresa das eleições 2010 em Mato Grosso

Para o renomado colunista político Auro Ida, o candidato ao senado Pedro Taques será a grande surpresa desta eleição. Auro Ida acredita que nesta eleição como o eleitor tem a opção de votar em 2 senadores, um dos nomes mais cotados como segunda opção será o do ex-procurador da república Pedro Taques, que com isso tem grandes chances de se eleger.

Veja o que diz Auro Ida em artigo publicado do site Olhar Direto.



Não tenho, repito, bola de cristal, muito menos sou advinho. Mas tenho comigo, a alguns dias, de que o ex-procurador da República, José Pedro Taques (PDT), candidato ao Senado da República, será a surpresa das eleições de 2010 em Mato Grosso. Tenho ouvido, de muita gente, a possibilidade de votar nele como segunda opção.

"Vou votar no Blairo e no Pedro Taques", me dizia um líder comunitário de Várzea Grande. Em vários lugares de Cuiabá, também ouço a mesma coisa. Não tenho instituto de pesquisa, porém, o que era uma missão impossível a um mês, hoje uma vitória de Pedro Taques, em 03 de outubro próximo, me parece algo palpável, viável. A la Brizola, fundador do PDT, ele vem comendo o mingau pelas beiradas.

Vendo o ex-governador Blairo Maggi (PR), candidato ao senado, disparar na liderança, Pedro Taques assiste, logo a sua frente, os candidatos do PSDB e do PT, respectivamente, Antero Paes de Barros e Carlos Abicalil travarem uma "briga" suicida, o que lhe favorece na corrida por uma das duas vagas do Senado da República. Embora seja mato-grossense de Rosário Oeste, o ex-procurador age como mineiro e, quieto, vem "vendendo" a sua mensagem ao eleitorado.

Com discurso "xoxo" pregando a moralidade, mas com um conceito forte: a honestidade, Pedro Taques conseguiu emparelhar a disputa pela segunda vaga, estando concorrendo diretamente com Antero e Abicalil. Os dois achavam que iriam travar uma luta particular pela segunda vaga e esqueceram do pedetista, que chegou para valer na disputa.

A vantagem do ex-procurador em relação ao tucano é enorme. Antero carrega nas suas costas o peso das candidaturas natimortas ao governo do Estado e a Presidência da República, representadas por Wilson Santos e José Serra. Os dois puxam o tucano para baixo, o que dá para se prever, embora seja um polí­tico preparado e experi ente, de que terminará em quarto nessa disputa.

O verdadeiro adversário de Pedro Taques se chama Carlos Abicalil. O petista tem a seu favor o apoio das principais lideranças do Estado e do Pais. Ele conta com o respaldo de Blairo Maggi, do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato a reeleição, do presidente Lula e da candidata a presidente da República, Dilma Rousself. Na próxima semana, Lula deve vir a Mato Grosso para reforçar o palanque de Sival, Blairo e Abicalil.

Mesmo assim, devido ao fato de Pedro Taques estar num processo de crescimento, a tendência é de que travará uma disputa voto a voto com Abicalil. O resultado é imprevisí­vel e, se conseguir fortalecer o seu nome no interior, o ex-procurador passa a ter reais chances de vitória, o que era considerado uma utopia a menos de 20 dias atrás. No entanto, a política, como dizem os experts, é uma caixinha de surpresa e a surpresa em Mato Grosso tem um nome: José Pedro Taques.


Auro Ida para o Olhar Direto