Gente que acessa o Blog:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Catarse coletiva

Estou estupefato! Vocês saíram de casa ontem? Se saíram, ficaram sabendo que era o dia do 15, porque Cuiabá amanheceu e anoiteceu forrada de bandeiras do candidato Silval Barbosa. E se vocês não viram o que eu vi, então me desculpem, mas vocês não sabem de nada.

De quando saí de casa até a avenida Carmindo de campos que percorro atravessando a cidade inteira, ouvi pelo menos 8 jingles diferentes do Silval. Quando peguei os jornais, não tinha nada que não fosse suas conquistas, seus feitos, etc e tal

Silval é apoio pra todo lado. Desde prefeitos infiéis, redutos ingratos, e interesseiros, muitas vezes, sacrificando seus desejos pessoais em nome de uma promessa para sua região. É só apoio que vemos pra lá e pra cá. O time do Silval esquadrinhou cada palmo de chão desse estado e os ocupou. Porque??? Porque quer ganhar no primeiro turno!

Mas vocês não imaginam o que está acontecendo??

Ninguém nem desconfia, pelo amor de Deus, o que está acontecendo????

Lamento informar, mas está ocorrendo embaixo dos nossos narizes o maior e mais escandaloso derrame de dinheiro da história de Mato Grosso.

Isso que está acontecendo não tem precedente histórico! E ninguém está vendo???

Está tão na cara, tão explicito. Um verdadeiro absurdo!

Silval Barbosa atingiu quase 50 pontos nas pesquisas. Vocês não sabem que eles compram tudo que possa ser comprado para manter na imaginação popular esta catarse que está acontecendo, onde só o que vemos é Silval pra todo lado.

Olhem dos lados, por! Me expliquem isso!!!

Agora o pior de tudo, é que vocês nem imaginam que Silval não existe!

O que está ali é apenas um capacho da banca? Um rótulo, uma epidemia passageira. Silval é só um aplique de cabelo, um mega-hair.

O que existe por trás de Silval Barbosa são os interesses por trás da cortina. Talvez nem ele mesmo saiba que está sendo usado por um grupo de endinheirados que querem manter-se ou entrar no poder.

Eu, sinceramente, não posso querer isso para meu estado. Porque vou ficar pagando essa conta o resto da minha vida.

Vocês não percebem que Silval não tem nem pinta de governador.

Vocês não percebem que ele é apenas um bom moço interiorano, que veio se dar bem no garimpo e acabou achando a pepita de ouro no poder.

Vocês não percebem que Silval Barbosa é um robozinho nas mãos da banca?

Eu não quero isso para meu estado, sinceramente!

Silval vai levar Mato Grosso para a lata de lixo e só vocês não percebem. Ele não tem preparo, não raciocina por si só. Declama algumas meias palavras para as quais foi treinado e é, talvez, o político mais capacho que já existiu na história de Mato Grosso!

Vocês não viram no último debate que ele é uma negação?

Silval Barbosa se ajoelhou para Blairo Maggi nas eleições de 2008, e renegou uma candidatura popular dentro do seu róprio partido, num dos maiores redutos eleitorais do estado. Pra que? Para mostrar sua subserviência a este grupo de poder.

Ele só quis se dar bem. E deu. E a má notícia é que estão nos iludindo com este rótulo.

Vocês não viram que Silval ganhou de presente centenas de máquinas para garantir sua reeleição e manter os padrinhos no poder?

Vocês não viram que a banca está segurando meia dúzia de capachos na Agecopa para garantir seus interesses financeiros em meio a chuva de dinheiro que virá?.

Vocês não sabem de nada então.

Não vêem que Silval Barbosa não passa de um ator que entrou no joguete como um peão protetor do rei. Silval são os carros importados do agronegócio, os corredores luxuosos dos gabinetes refrigerados, a vida boa dos mandões desse estado.


Eu não posso acreditar que vocês não enxergam eless entrando de loja em loja e aplicando o terrorismo fiscal para se enquadrarem politicamente e elegerem Silval no primeiro turno.

Não posso crer que tudo isso está acontecendo embaixo dos nossos narizes e simplesmente fingimos que é somente uma eleição onde tudo acontece mesmo. Pode até ser, mas está acontecendo de uma forma tão absurdamente escandalosa, que chego a me envergonhar.

Eu fico rindo quando vejo um palanque, onde muitos oradores discursam, chamam atenção, mandam suas mensagens e no final, quando Silval pega o microfone para falar, desempolga todo mundo.

Ele não convence ninguém. Precisa ser insulfado pelas sombras que rodeiam sua aura.

Eu lamento muito, mas parece que vocês estão elegendo um governador fraco.

Pelo amor de Deus. Vocês não conseguem enxergar isso?

Eu ando pela cidade tropeçando em bandeiras, faixas, cartazes, fanzinis, gente miserável emprestando seu corpo para balançar uma bandeira de Silval Barbosa sem que ninguém perceba que isso é uma fraude.

Vocês não estão vendo que neste povo todo que está balançando bandeira já está embutido a tão famosa 'boca de urna'?

Metade de Mato Grosso está balançando as bandeiras de Silval. Depois é só pegar o cadastro e garantir esse pessoal nas urnas, não é mesmo?

Eu não posso acreditar que isso está acontecendo na terra de Rondon.

Eu quero alguém mais ousado, do tamanho do meu estado, que pense seus valores, seu povo, sua história e tradição. Acima de tudo, eu quero um governador melhorzinho. O que Silval já administrou? Alguma barraca de cachorro quente?

Silval administrou a entrega de maquinários superfaturados, e isso não vai passar jamais na sua tão belíssima propaganda.

Eu não acredito que possamos ser tão tapados assim. Acordem! Ocorrerão audiências em Brasília, existirão rodadas internacionais, onde uma série de coisas envolvendo interesses de nosso estado precisará ser defendido. Lamento informar, mas Silval , talvez, não convença nem ele mesmo, como é que vai convencer ministros, senadores, deputados, empresários, presidentes, reis e rainhas para levar o nome do nosso estado?

Você não consegue falar mais de meia hora com ele, porque acaba o assunto!

É isso que queremos para Mato Grosso? É isso???

Precisamos de alguém para nos governar. E o Silval, meus caros, lamentavelmente, não consegue nem construir uma frase com meia dúzia de palavras sozinho sem ter um ventriloco por trás manipulando.

Estamos mesmo vivendo uma catarse coletiva, onde só podemos enxergar, ouvir e acreditar, que Silval Barbosa é um monstro sagrado que irá ser eleito governador. E pronto!

Ledo engano. Se Silval não liquidar essa fatura no primeiro turno, simplesmente, diga adeus!

Silval não é Blairo Maggi nem nunca será. Silval é refém, precisa pagar os interesses políticos envolvidos nesta eleição e, pelo amor de Deus, vamos ter que bancar cada centavo desse derrame de dinheiro todo que está havendo.

Silval não sabe argumentar. Ele vai perder todas as rodadas de negociação, simplesmente porque lá na mesa não terá Lula, nem Dilma, nem Blairo para convencer. Se Silval for eleito, lamento informar, mas todo o debate será apequenado, quadrado. Ele vai se escorar em secretários, se esconder nas estampas dos jornais.

Meus amigos, além de tudo: Silval é tão lerdo, que mesmo com 80% dos redutos de poder comprados por ele e a sua trupe, não consegue avançar nas pesquisas. Silval era pra ter uns 70% das intenções de votos.

Mas ele não consegue, e mesmo assim comemora, sempre! Isso só pode ser coisa de marqueteiro, que tentam nos passar a imagem de que tudo vai bem, às mil maravilhas!

Nós temos tradição política. Nós somos remanecentes de Pedrossian, Garcia Neto, somos filhos de Rondon, netos da Maria Taquara, primos e sobrinhos de Ariosto Riva, descendentes de seo Fiote, nós somos Rubens de Mendonça, fomos Dante de Oliveira, fomos recentemente Blairo Maggi, e agora? Vamos ser Silval Barbosa???

O povo não o conhece. Meus pais, avós, vizinhos antigos, nunca ninguém viu Silval nem pintado. Me digam, quem é Silval Barbosa, senão um amontoado de políticos que representam uma oligarquia reinante.

O querem porque ele é obediente, certinho, engomadinho.

Mas nós estamos falando de anos, de séculos, de um líder. Não tapemos os olhos para estes poucos poucos meses de campanha, onde se envolve uma estrutura tremenda e os candidatos parecem todos certinhos.

Silval não é líder. É liderado. Nós precisamos de um líder. Silval é só a estampa dessa gente, cuja bagagem e conteúdo não se revela.

Eu quero tudo, a malícia, a inteligencia, sagacidade, eu aceito até quem tenha meias palavras, mas sinceramente, não posso querer Silval Barbosa, pelo simples fato de que ele não tem sequer uma personalidade definida.

Que estado teremos daqui a quatro anos? Um estado tão quadrado e desengonçado quanto o governador Silval Barbosa.

Vocês podem até reelegê-lo, mas saibam de uma coisa: O arrependimento será nosso companheiro por muito tempo.

Me desculpem, vocês que estão em transe total pela propaganda maciça, o enredo bonitinho, as bandeiras vibrantes, etc, saiam daí! Pulem desse dilema frustrante. Encontrem alguma razão verdadeira.

As pesquisas o mostram com liderança absoluta, utrapassando a barreira dos 50%, mas a verdade é que as bandeiras não votam, nem cartazes.

Vocês não sabem o que está acontecendo, não é mesmo?

Se não sabem, eu vou ficar com a pureza da resposta das crianças, porque a vida pode ser bem melhor!

Fonte: Mega Debate, Coluna do Muvuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.
Obrigado por comentar no Blog do Roseno!!